Pages

Biografia da Anne Geddes - por ela mesma (tradução não literal do site oficial) [parte 1]

Alguém já perguntou a você se o seu trabalho é inspirado nas fotos da Anne Geddes? Pois é, nós também somos encurralados com esse tipo de pergunta frequentemente.

É fácil perceber que o estilo de fotografia "newborn", está tão ligado ao trabalho da Anne Geddes e é facilmente creditado a ela o título de a criadora do estilo. Porém é um erro dizer que ela foi a primeira pessoa a fotografar um recém-nascido posicionado, com ou sem acessórios. Criadora ou não, os prêmios e reconhecimento mundial levam nos a imaginar a importância impulsionadora que teve o trabalho dela para nossas vidas. 

Eis a autobiografia resumida e traduzida em versão não literal do trabalho da Anne desde o início até hoje, há 30 min atrás. (rs)





Anne Geddes é nascida e criada em Queensland, Autrália.  Aos 17, ela viajou para Nova Zelândia e teve uma variedade de empregos antes de retornar para Queensland, onde ele conheceu seu esposo, Kel Geddes, quem trabalhava no canal BTQ7 como diretor de programação.

Kel em seguida foi chamado a ser presidente de programação para a RTV em Hong Kong onde ele e Anne se casaram em 83. Foi quando morava em H.K. que Anne adquiriu sua primeira câmera profissional, e criou seu primeiro negócio trabalhando com retratos de crianças de vizinhos e amigos.

Autodidata, ela começou a desenvolver seu estilo de assinatura com uma estrutura simples e de impacto visual imediato. Dois anos depois em H.K. e tendo construído um portfólio extenso, Anne e Kel retornaram a Sydney, Australia para mudança de carreira de Kel para a ATN7, e eles tiveram sua primeira filha, Stephanie em 84. Trabalhando em casa, Anne também criou­ seu primeiro cartão de feriado para sua família, o que a levou a cartões para amigos, e mais tarde, o lançamento de seu cartão personalizado de pequeno porte.

Como a carreira televisiva de Kel continuava a avançar, a família se moveu para Melbourne, Aus, quando Kel foi apontado como Diretor da GTV9 e em 86 a segunda filha do casal, Kelly nasceu. No mesmo ano, Anne montou seu primeiro estúdio, recuperando uma antiga garagem na parte de trás de seu jardim, e desenvolveu suas habilidades em ambiente de estúdio.

Em 97 Kel foi contratado a lançar seu primeiro programa independente de televisão na TV3, Nova Zelandia, e a família se mudou para Auckland, NZ.  Anne montou um pequeno estúdio em Auckland e em 98, a imagem de Gemma,  uma menininha em pé em um tutu, tornou-se sua primeira foto publicada em uma revista local.

O estilo de Anne e a foto de Gemma despertou muito interesse, pois na época era muito diferente do estilo de retrato, e levou ela a decidir se especializar em fotografias infantis.  O trabalho de Anne estava prosperando, e em 90 ela decidou pegar um dia do mês para explorar suas inspirações e criar uma imagem puramente para ela.

A primeira e segunda imagem para essas fotos pessoais foram “Joshua” e “Rhys and Grant”, gêmeos os quais ficaram conhecidos como “Crianças repolho” – uma das mais conhecidas fotos no mundo.  Mais uma vez uma vez o trabalho de seu marido, Kel, o chamou para retornar a Australia. Ele viajou frequentemente por 6 meses para Auckland e decidiu deixar a carreira promissora de televisão por considerações familiares.
Em 92 ele tornou-se sócio de Anne, e a primeira coleçãoo de cartões deles foram comercializadas na N. Z.  E foi sucesso imediato.

Anne ficou em primeiro lugar em duas sessões na AGFA Photokina na Alemanha, entre outros prêmios elogios.  Foi esse nível de reconhecimento profissional, juntamente com um pedido para ajudar a arrecadar dinheiro para a prevenção do abuso de crianças e do sucesso dos cartões de Anne, que levou a pensamentos de produzir um calendário.

continua, se você comentar...  |-)

@marcusaurelioo