Pages

Tutorial da Semana - GIF ANIMADO em fotografia

Para se fazer um gif animado com fotografias são essencialmente necessários: 1 camera fotográfica, 1 tripé, e um software de edição de gifs animados.

CÂMERA: Você pode fazer as imagens em sequências de diversas maneiras; tirando foto por foto, filmando ou ter acesso a uma câmera que faz várias fotos em sequência. No nosso caso, utilizamos uma Nikon D90 que tirou 5 fotos em 2 segundos. Escolhemos trabalhar com fotos pois se fosse filmado, teríamos que tirar frame a frame do vídeo para poder editar, o que fica um pouco mais trabalhoso.

TRIPÉ: Se não tem tripé, não tem tem problema, apoie a câmera em alguma superfície para que ela não trema. Caso queira fazer esse tipo de recurso, um movimento de câmera, mesmo que seja muito pouco, pode atrapalhar a sensação de foto. Por isso tripé, controles, disparadores, softwares que disparam a câmera são todos bem vindos. No nosso caso utilizamos um tripé e o timer da câmera que dispara as fotos sem precisar tocar no botão.

SOFTWATE: Existem muitos programas que trabalham com gif, porém nem todos permitem fazer máscaras ou editar as fotos com total liberdade quanto o Adobe Photoshop ou Adobe Fireworks. Neste tutorial iremos utilizar o Fireworks. Para saber como animar em photoshop, vai uma dica: http://www.criarweb.com/artigos/43.php

PASSOS:

- O que são máscaras? Para isso observe as duas imagens:



Sem máscara


Com máscara



Note que na primeira animação o fundo se move, e na segunda apenas o objeto de interesse se move, dando a sensação de uma foto em movimento. Para isso foi preciso que delimitássemos o que se move e o que não. Máscaras podem ser resumidas em áreas que você quer que apareçam. Outro exemplo:

Mas como não queremos apenas dar uma moldura para a imagem, vamos utilizar duas imagens: Uma que será o fundo ou a parte estática e outra que se movimentará:


A parte em preto e branco será nosso pano de fundo. Ps.: É sempre recomendado que esse pano de fundo esteja vazio, ou seja, ausente do objeto de ação (imagine essa foto sem o cellista), para evitar futuras correções. E a parte colorida é uma outra imagem por cima do fundo, que sofrerá alteração durante a animação, como se fosse uma colagem, tornando a mesma imperceptível.



Assim, teoricamente montamos nosso primeiro frame do gif animado. Partimos então para o segundo, o terceiro e todo o resto com o mesmo princípio: utilizamos o mesmo fundo e aí então colamos nosso objeto de movimento por cima dele.



COMO FAZER ISTO NO FIREWORKS - CS5 (não tem diferença nas versões anteriores):
- Primeiramente redimensione todas as imagens para um tamanho padrão. Recomendo no máximo 1000 ou 900 pixels, imagens em gif costumam a ser pesadas para uso na internet.

- Abra a imagem de fundo

- Importe a primeira imagem da animação: Arquivo-> Importar ou File-> Import e sobreponha a imagem de fundo

- Agora vamos fazer nossa máscara. Podemos fazer de várias formas.
A mais simples, porém não a mais prática, é excluir a parte desnecessária da fotografia que dá a sensação de movimento. +- como no exemplo:





Para deletar utilize a ferramenta borracha (), pressione e vá passando por cima da imagem de movimento, até sobrar apenas o objeto de movimento e o fundo. O nível de detalhamento aqui que dará realismo.



Segunda maneira de mascarar:
Com a pen Tool (), você irá contornar o objeto animado, irá dar preenchimento a essa forma criada com a pen tool, recortar a forma e colar como Máscara no menu: Editar->Colar como máscara ou Paste as Mask.

Muita coisa? Olhe este vídeo tutorial:



- Depois de recortada a primeira fotografia você vai pressionar Shit+F2 para mostrar o painel de camadas. Nele haverá apenas uma camada que é a nossa imagem atual. Clique no botão indicado a seguir e então em Duplicar Camada:


Uma camada idêntica a anterior irá aparecer. Importe a segunda foto da seqüência e refaça os passos até a última foto.

É necessário um pouco de paciência para se fazer dessa forma, mas com um certo tempo você ganha prática. De qualquer forma para apenas colocar as imagens em sequência é só ir importando as imagens e ir criando estados a cada foto importada.



Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida escrevam!



Até


@marcusaurelioo