Pages

O Manual definitivo: Que câmera comprar? Cap. 3

Portátil ou muito espaço?
Quer ser um mochileiro? Subir Machu Picchu, descer o K2, ou quem sabe um tour pela Europa? Então é bom se preparar fisicamente para levar em seu mochilão: roupas, água, barraca, colchão (ou película térmica), faca, cordas?, e o equipamento fotográfico. Pode ser um calvário andar com um equipamento de quase 10 kg nas costas. Ou então pode até pesar até 5kg, que em 50km andados se tornam 50kg. 



Mas tem seu lado bom: http://www.flickr.com/photos/lucasninno/sets/72157623354506052/ - viagem do nosso amigo Lucas Ninno ao Chile.

Quero definição de imagem ou qualidade em vídeo?
Aqui que o bicho pega. Posso estar cometendo um grande erro nesse tópico, porém foi o que consegui perceber estudando a respeito e em experiências pessoais.

Aqui abordarei apenas as seguintes marcas: Nikon e Canon.

A Canon tem a fama de filmar melhor que a Nikon, e em contrapartida a Nikon tem fama de ser mais prática e apresentar melhores resultados em qualidade de imagem. Mito ou verdade?


Para isso pegamos dados de dois modelos equivalentes: a D300s (Nikon) vs a 7D (Canon)
Isso segundo resultados do site: 
http://snapsort.com , o qual faz bastante comparações entre câmeras.

Vantagens da 7D:


Canon 7D
Nikon D300s
Maior resolução e frames por segundos em vídeos
1080p @30fps
720p  @24fps
Megapixels
12,2
17,9
Cliques seguidos
7fps
8fps
Baixo Ruído em ISO
787 ISO
854 ISO
Peso
938g
860g

Vantagens da D300s


Nikon D300s
Canon 7D
Mais pontos de foco
51
19
Mais qualidade de imagem (aprox. 10% melhor)
70
66
Mais quantidade de cores
22.5 bits
22 bits
Selada contra água
SIM
NÃO
Sensor Maior
23.6 x 15.8
22.3 x 14.9


Na comparação acima podemos notar que realmente é verdadeiro o boato. As câmeras da Canon tem investido mais em vídeo do que as da Nikon, a qual mantém a qualidade em imagem e praticidade de manuseio. Em suma são as marcas dominantes no mercado, ou seja, sempre haverá essa competição mais do que saudável para os consumidores. A Nikon, por exemplo, viu que estava perdendo mercado por causa dessa derrota na área de vídeos e está reposicionando a marca. Para começar lançou recentemente a D5100, a qual faz vídeos em alta definição (1.920 x 1080 mais que a 7D), saída para microfone externo, e faz efeitos no vídeo em tempo real. Uau... a Canon ainda não lançou a concorrente da D5100, mas os fãs de todo mundo já esperam uma resposta a altura.


Preciso de vários atalhos na câmera?Quem utiliza Nikon com certeza dirá que a Nikon é mais prática que a Canon, e vice-versa para quem utiliza Canon. Os tradicionais duplos "dials" da Nikon ou aquele super prático "disco"  da Canon? Nas Nikons, a linha "profissional" favorece as configurações manuais, substituindo as pré-definições do dial de modo de disparo, para ISO + Balanço de Branco + Qualidade de imagem. Na linha profissional da Canon, as câmeras já ganham um dial na parte traseira.


Qual dá menos manutenção?São dados muito imprecisos, pois é muito relativo à qualidade de uso das câmeras. Em relação a autorizadas no Brasil encontrei apenas 1 da Nikon (TTanaka); A Canon é representada, no Brasil, pela Elgin. Porém um amigo que concerta câmeras digitais há muito tempo, me disse que 70% das câmeras que ele concerta são Nikon's. De se pensar.

@marcusaurelioo